LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Próxima página>>

Adenomera juikitam Carvalho e Giaretta, 2013

Nome popular : Rãzinha-verrucosa

Biologia: Espécie pertencente ao grupo marmoratus, de tamanho pequeno e corpo robusto para o gênero (Carvalho e Giaretta, 2013). É caracterizada por apresentar grânulos na região dorsal sem padrão longitudinal distinto, e sem dobras dorsolaterais. A coloração dorsal é vermelha-marmoreada sem padrão distinto de cor. Possui uma linha de pequenos grânulos quase indistintos na região posterior dos flancos. Linha vertebral ausente. Ponta dos dedos e artelhos redonda, sem dilatação. Cabeça mais longa do que larga e o focinho acuminado em vista lateral. Membrana supratimpânica e tímpanos evidentes. Possui distintas glândulas arredondadas em cada lado da cloaca.  

Habitat e Ecologia: Ocorre em regiões de afloramentos de calcário e solo arenoso, em bordas de mata ou locais parcialmente cobertos. Vocalizam expostos ou embaixo de folhas (Carvalho e Giaretta, 2013). 

Distribuição: Espécie conhecida para os estados do Goiás, região da Chapada dos Veadeiros, municípios de Teresina do Goiás e Colinas do Sul (Carvalho e Giaretta, 2013; Frost, 2014) e Distrito Federal.

Ameaças: Exploração madeireira, fragmentação de habitat e atividades agropecuárias.

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Adenomera juikitam - AAGiaretta
00:00 / 00:00
A_juikitam.jpg