LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Guia dos Anfíbios do Distrito Federal, Brasil

Reuber Brandão, Samara Maciel e Guilherme Álvares

Seja Bem Vindo ao Guia de Anfíbios do Distrito Federal!

Clique aqui e conheça as espécies de anfíbios do DF.

 

O Distrito Federal é a menor unidade federativa Brasileira, com aproximadamente 5.000 km2 e está completamente inserido no Estado de Goiás. Possui clima do tipo “tropical de Savana” (Köppen, 1973) com chuvas concentradas entre outubro a abril (84% da precipitação anual). A precipitação varia entre 1200 a 1800 mm. A temperatura média anual varia entre 18 e 22 graus celsius. Cerca de 34% da área do Distrito Federal apresenta topografia plana a plana-ondulada e está acima da cota de 1.000m, mas a atitude chega a 750m no vale do Rio Maranhão.

 

A vegetação do Distrito Federal é típica do Cerrado, com predominância de formações savânicas e campestres. Ambientes florestais são menos representativos na paisagem, estando muitas vezes restritos aos fundos de vales, onde acompanham o curso de riachos e rios.

 

A primeira lista de anfíbios do DF foi elaborada por Brandão & Araújo e publicada no livro “Cerrado – Caracterização e Recuperação de Matas de Galeria” em 2001 (EMBRAPA) mas, desde então, permaneceu desatualizada.  Aqui você encontrará a lista atualizada e poderá ver imagens e informações de cada uma dessas espécies.

 

Apresentamos as espécies de anfíbios que ocorrem no Distrito Federal (DF) em uma lista atualizada, bem como informações gerais sobre essa fauna, ainda misteriosa para muitas pessoas.

 

Como citar o Guia: Brandão, R. A., Maciel, S. & Álvares, G. F. R. 2016. Guia dos Anfíbios do Distrito Federal, Brasil. Disponível em www.lafuc.com Acesso em (data).

Hypsiboas raniceps