LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Chiasmocleis albopunctata (Boettger, 1885)

Nome popular : Sapinho-pintado (Brandão et al, 2006) e White-spotted Humming Frog (Frank e Ramus, 1995).

Biologia: Espécie de anuro de tamanho pequeno e formato do corpo ovoide e alongado. A região dorsal e ventral são lisas com coloração de fundo cinza escuro, coberto por pequenos pontos brancos irregulares e distribuídos aleatoriamente. O Focinho é curto com uma linha rostro-dorsal de coloração branca que, em alguns indivíduos, pode ultrapassar a região da pálpebra superior. Possui uma longa prega timpânica, que se inicia na região posterior do olho até o braço. Dobra pós-orbital presente. Tímpano indistinto. Membros são curtos e robustos. Dedos livres e artelhos indistintamente sub-palmados (Miranda-Ribeiro, 1920; Dunn, 1949; Camaraschi e Cruz, 1997).

Habitat e Ecologia: Espécie noturna e de hábitos fossoriais. A reprodução é explosiva. Ocorre no início da estação chuvosa logo após fortes chuvas. É frequentemente encontrado em poços naturais ou artificiais, temporários ou permanentes em ambientes abertos e florestais. É comum encontrar a espécie utilizando ambiente modificados como pastos e plantações de eucalipto. Os machos vocalizam dentro dos poços, agarrados à vegetação, com o corpo submerso e a cabeça em posição vertical. Reprodução explosiva com início da estação reprodutiva (Outubro-Novembro) (Filho e Giaretta, 2006).

 

 

 

 

Distribuição: Espécie com ampla distribuição no Brasil central, ocorrendo nos estados Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Encontrado ainda no Paraguai e Bolívia (Forlani et al, 2011 e Frost, 2014).

Ameaças: Desmatamento e remoção de habitats constituem ameaças as populações locais.

Etimologia: O nome da espécie deriva de albo (branco) e punctatus (pontos), em alusão aos pontos brancos no corpo da espécie.

Chiasmocleis albopunctata - AAGiaretta
00:00 / 00:00

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Próxima página >>