LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Dendropsophus jimi (Napoli e Caramaschi, 1999)

Nome popular : Pererequinha-do-brejo.

Biologia: Espécie de perereca de pequeno porte, pertencente ao grupo rubicundulus, no complexo tritaeniatus, segundo a descrição original e no grupo microcephalus de Faivovich et al, 2005. Caracteriza-se por possuir coloração dorsal esverdeada, com faixas estreitas, dorsolaterais, de cor marrom, que se iniciam no canto posterior do olho até o meio do corpo. A cabeça é mais longa do que larga. Tímpano pequeno porém evidente. Membrana supra timpânica pouco desenvolvida. Membros esguios. A mão com discos digitais pequenos e membrana interdigital pouco desenvolvida, não evidente.

Habitat e Ecologia: Espécie associada a ambientes campestres alagados no bioma Cerrado. É encontrada vocalizando em gramíneas e pequenos arbustos até 1 metro de altura (Napoli e Caramaschi, 1999).

 

 

 

 

Distribuição: Espécie associada ao bioma Cerrado. Ocorre nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília (Napoli e Caramaschi, 1999; Vaz-Silva et al, 2007; Kopp et al, 2010; Colli et al, 2011; Frost, 2014).

Ameaças: Exploração madeireira, construção de reservatórios hidroelétricos e fragmentação de habitat.

Etimologia: O epíteto é uma homenagem ao herpetólogo Jorge Jim.

Dendropsophus jimi - AAG
00:00 / 00:00

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Próxima página >>