Dendropsophus minutus (Peters, 1872)
Nome popular : Lesser Treefrog.
Biologia: Espécie de médio-pequeno porte, caracterizada por possuir coloração dorsal castanho-alaranjado, amarelo ou bege, com padrão de faixas dorsais de coloração amarronzada em forma de uma ampulheta. Região gular nos machos de cor amarelado e branco nas fêmeas. Ventre branco-amarelado. Corpo e membros esguios.
Habitat e Ecologia: Espécie insetívora. Machos vocalizam durante o ano todo em gramíneas, plantas aquáticas e arbustos próximos a corpos de água, podendo ser lênticos ou lóticos, temporários ou permanentes, naturais ou artificiais. Apresenta tolerância a perturbações no ambiente. A reprodução ocorre durante todo o ano.
Distribuição: Espécie amplamente distribuída na América do Sul, ocorrendo em desde o leste dos Andes, Colombia, Venezuela, Guianas, ao Equador, Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. Presente em praticamente todo o território brasileiro.
Ameaças: Taxon não ameaçado.
Fase larval:Comprimento total de 32,4 a 41,7mm. Corpo comprimido, oval em vista dorsal e triangular em vista lateral. Forcinho arredondado em vista dorsal e inclinado em vista lateral. Espiráculo esquerdo lateroventral curto e estreito com abertura no terço médio do corpo posteriormente dirigido. Disco oral anteroventral não emarginado. Fórmula oral varia de 0/0 a 0/1 e 1/2, com a última sendo mais comum; P-1 e P-2 da mesma distância. Em vida possui coloração marrom, com listras claras, manchas opacas no dorso e translúcido na região ventral.

FIgura 2: Amplexo de Dendropsophus minutus. Foto: Afonso Meneses
Figura 3: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Próxima página >>