LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Reuber A. Brandão

Professor adjunto do curso de Engenharia Florestal da UnB. Bacharel em Biologia e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais (mestrado e doutorado) e Zoologia (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Ecologia, Conservação, ecologia e taxonomia da herpetofauna do Cerrado; fragmentação de hábitats, inventários e Unidades de Conservação.

 

Professor responsável: 

Equipe atual:

 

Pós Graduação

Emayre Campos

Trabalha com comportamento sexual de Physalaemus centralis e sucesso reprodutivo da espécie com foco em adaptações morfológicas do aparato sexual para diferentes grupos comportamentais.

Ana Cecília Holler

Trabalha com a delimitação de espécies crípticas para Pithecopus oreades, avaliando que o isolamento de populações em áreas altas pode atuar na diferenciação de linhagens evolutivas independentes (ESUs). Pretende descrever a diversidade críptica desconhecida nesse táxon e e avaliar o estado de conservação das ESUs encontradas.

Rogério Miranda

Desenvolve projeto envolvendo ecologia e comportamento de lagartos em ilhas artificiais de um reservatório.

Daniele C. do C. Faria

Trabalha com estrutura geográfica, variação e diversidade críptica em linhagens de Scinaxinae do Cerrado. Investigando as diferentes populações de Scinax similis e Ololygon skaios, verificando sua real identidade no Cerrado e analisando padrões de estrutura geográfica e variação nas populações dessas 2 espécies. 

Daniel A. de Castro

Analisa possíveis alterações na ecologia ecológicas e morfológicas das presas de Gymnodactylus amarali em função de sua insularização, buscando ser esta a razão da evolução identificada nos geconídeos após 21 anos do enchimento da represa.

Nathalie Citeli

Trabalha com taxonomia integrativa do gênero Helicops. O projeto abarca taxonomia integrativa do gênero Helicops, com base em dados morfológicos, moleculares e ecológicos, incluindo a proposição de relações filogenéticas.

Andrei G. Guedes

Determinar a composição e padrões de distribuição das espécies de anfíbios para o Cerrado testando as hipóteses do Efeito do Domínio Médio, Teoria Metabólica e a relação entre o tamanho das espécies com sua distribuição geográfica, a fim de avaliar a existência de complexo de espécies crípticas.

Aída Pereira Giozza

Pretendo analisar o comportamento de engodo caudal realizado por filhotes de jararaca (Bothrops moojeni)

Graduação

Beatriz Diogo Vasconcelos

Desenvolve projetos com Paleosuchus palpebrosus, através da avaliação da diversidade genética, delimitação de ESU, dieta, morfologia, demografia e uso da paisagem da espécie no Cerrado para acessar o papel da espécie sobre a dinâmica dos ecossistemas aquáticos e sua importância para o manejo da biodiversidade.

José Marcos Abreu

Trabalha com jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus), avaliando a diversidade genética, delimitação de ESU, dieta, morfologia, demografia e uso da paisagem da espécie no Cerrado para acessar o papel da espécie sobre a dinâmica dos ecossistemas aquáticos e sua importância para o manejo da biodiversidade.

Bruno Eduardo Pires

Trabalha com a descrição da ecologia alimentar de três espécies de anuros do bioma Cerrado brasileiro, com o objetivo principal de detectar a estrutura nas assembleias de anuros com base na dieta da espécie, sobreposição de nicho de alimentação e características morfológicas.

Vitor Matheus A. de Sena

Estuda a riqueza e a composição das espécies de anuros em áreas militares com o objetivo de avaliar o potencial valor de conservação dessas áreas para o grupo.

Afonso S. O. Meneses

Atualmente trabalha com anfíbios, atualizando vocalizações, fotos de comportamentos e mapas de distribuição no Guia de Anfíbios do DF e com a Distribuição espacial e uso de habitat dos gêneros Erythrolamprus e  Lygophis no Cerrado do Brasil.

Bruno A. A. P. Corrêa

O projeto consiste na descrição da ecologia da Helicops modestus, a cobra d’água do Cerrado, descrevendo o seu hábito alimentar e um possível dimorfismo sexual dentro da espécie.

Mateus de Alencar

Atualmente trabalha com a descrição da história natural de Aplastodiscus lutzorum, espécie endêmica do Cerrado, com foco em aspectos comportamentais, biologia reprodutiva, canto e hábitats

Chiara de Araújo

Atualmente trabalha com Aplastodiscus lutzorum, espécie endêmica do cerrado. O projeto tem como objetivo estudar o comportamento sexual, canto e história natural, além da descrição de girino desta espécie.

Júlia Assunção

Trabalhou com divulgação científica e atualmente desenvolve pesquisas com a espécie Aplastodiscus lutzorum,  ampliando os conhecimentos sobre a espécie recém-descrita, com enfoque em comportamento reprodutivo e descrição de girino.

Carolina T. Monteiro

Trabalha com predação de girinos por vertebrados e invertebrados aquáticos

Jade Cristine Soares

Pretendo analisar o comportamento de engodo caudal realizado por filhotes de jararaca (Bothrops moojeni)

Maria Eduarda Coelho

Trabalha com recuperação de área degradada por atividade de mineração a partir do manejo de cupins para produção de solo. 

Yago G. Alexandre

Trabalha com interação planta-animal e atualmente desenvolve projeto com Phyllodytes melanomystax como potencial espécie exótica invasora no DF e como bromélias dão condições necessárias para estabelecimento da espécie e como podem ser potenciais dispersoras de espécies exóticas.

Pesquisadores colaboradores

Renata Françoso Brandão

Graduada em Engenharia Florestal, especializada em geoprocessamento, com mestrado em Ciências Florestais e doutorado em ecologia pela UnB, com período sanduíche realizado no Royal Botanic Garden Edinburgh. Atua na área de fitogeografia do Cerrado, conservação e ecologia vegetal.

 

Tarcísio Lyra Abreu

Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado em ecologia pela UnB. Doutorando do PPG-Ecologia da UnB. Atua nas áreas de Conservação, Cerrado, Aves, Avaliação de Impactos Ambientais, Gerenciamento do Risco de Colisões com Animais em Aeroportos; e Inventário, Monitoramento e Manejo de Fauna Silvestre.

Manrique Prada Villalobos

Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado em Ecologia e doutorado em Biologia Animal, pela UnB. Tem participado de programas de manejo de vida silvestre, empresas da área ambiental em inventários biológicos, análise de risco e EIA associados a grandes empreendimentos no Brasil. 

Cristiane Barreto

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado em Biologia Animal e doutorado em Política e Gestão Ambiental, pela UnB. Atualmente é professora adjunta da UnB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. Pesquisa temas relacionados à história ambiental, unidades de conservação, política e gestão ambiental. 

Clarisse Rezende Rocha

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Ecologia, pela UnB. Atualmente, professora visitante Centro UnB Cerrado, com experiência profissional na área de consultoria ambiental - mastofauna.

Nicolás Pelegrin

Graduado em Ciências Biológicas, mestrado em Manejo de Vida Silvestre e doutorado em Ciencias Biológicas, pela UNC. Atualmente faz pós-doutorado pela CONICET na Universidad Nacional de Córdoba. Experiência na área de Ecologia do Chaco, Herpetologia, Herpetofauna da diagonal de formações abertas sul-americanas

 

Maria Tereza Leite

Graduada em Engenharia Florestal, mestrado em andamento em Ciências Florestais, pela UnB, com foco em sensoriamento remoto. É especialista em Geoprocessamento da TNC (The Nature Conservancy) com foco em recursos hídricos e atua na área de serviços ambientais, conservação e mudanças climáticas.

Antigos alunos (clique no nome da pessoa para abrir o currículo lattes)

Please reload