Reuber A. Brandão

Professor adjunto do curso de Engenharia Florestal da UnB. Bacharel em Biologia e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília. Orienta nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Florestais (mestrado e doutorado) e Zoologia (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Ecologia, Conservação, ecologia e taxonomia da herpetofauna do Cerrado; fragmentação de hábitats, inventários e Unidades de Conservação.

 

Professor responsável: 

Equipe atual:

Pós Graduação

emayre.gif
Emayre Campos

Trabalha com comportamento sexual de Physalaemus centralis e sucesso reprodutivo da espécie com foco em adaptações morfológicas do aparato sexual para diferentes grupos comportamentais.

Rogério Miranda

Desenvolve projeto envolvendo ecologia e comportamento de lagartos em ilhas artificiais de um reservatório.

Daniele C. do C. Faria

Trabalha com estrutura geográfica, variação e diversidade críptica em linhagens de Scinaxinae do Cerrado. Investigando as diferentes populações de Scinax similis e Ololygon skaios, verificando sua real identidade no Cerrado e analisando padrões de estrutura geográfica e variação nas populações dessas 2 espécies. 

Andrei G. Guedes

Determinar a composição e padrões de distribuição das espécies de anfíbios para o Cerrado testando as hipóteses do Efeito do Domínio Médio, Teoria Metabólica e a relação entre o tamanho das espécies com sua distribuição geográfica, a fim de avaliar a existência de complexo de espécies crípticas.

Nathalie Citeli

Trabalha com taxonomia integrativa do gênero Helicops. O projeto abarca taxonomia integrativa do gênero Helicops, com base em dados morfológicos, moleculares e ecológicos, incluindo a proposição de relações filogenéticas.

Aída Pereira Giozza

Pretendo analisar o comportamento de engodo caudal realizado por filhotes de jararaca (Bothrops moojeni)

Daniel A. de Castro

Analisa possíveis alterações na ecologia ecológicas e morfológicas das presas de Gymnodactylus amarali em função de sua insularização, buscando ser esta a razão da evolução identificada nos geconídeos após 21 anos do enchimento da represa.

IMG_20180531_130809.jpg
Ana Cecília Holler

Trabalha com a delimitação de espécies crípticas para Pithecopus oreades, avaliando que o isolamento de populações em áreas altas pode atuar na diferenciação de linhagens evolutivas independentes (ESUs). 

WhatsApp Image 2020-05-28 at 17.05.26.jp
Guilherme A. Fonseca

Busca identificar as relações de crescimento e desenvolvimento larval de anuros em ambientes sazonais e perenes no Cerrado, MG.

Graduação

Bruno Eduardo Pires

Trabalha com a descrição da ecologia alimentar de três espécies de anuros do bioma Cerrado brasileiro, com o objetivo principal de detectar a estrutura nas assembleias de anuros com base na dieta da espécie, sobreposição de nicho de alimentação e características morfológicas.

José Marcos Abreu

Trabalha com jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus), avaliando a diversidade genética, delimitação de ESU, dieta, morfologia, demografia e uso da paisagem da espécie no Cerrado para acessar o papel da espécie sobre a dinâmica dos ecossistemas aquáticos e sua importância para o manejo da biodiversidade.

Vitor Matheus A. de Sena

Estuda a riqueza e a composição das espécies de anuros em áreas militares com o objetivo de avaliar o potencial valor de conservação dessas áreas para o grupo.

WhatsApp Image 2018-12-12 at 10.18.58.jp
Jade Cristine Soares

Pretendo analisar o comportamento de engodo caudal realizado por filhotes de jararaca (Bothrops moojeni)

Mateus de Alencar

Atualmente trabalha com a descrição da história natural de Aplastodiscus lutzorum, espécie endêmica do Cerrado, com foco em aspectos comportamentais, biologia reprodutiva, canto e hábitats

WhatsApp Image 2019-12-09 at 14.59.02.jp
Luiza M. Tedesque

Verificar o tamanho dos anfíbios em seus estágios em três ambientes diferentes pra avaliar se as diferenças ocorrem por causa do ambiente ou por serem de família diferentes.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.04.29.jp
Felipe Gustavo Moura

Atualmente auxilia o projeto que pretende analisar o comportamento de engodo caudal realizado por filhotes de jararaca (Bothrops moojeni)

WhatsApp Image 2019-12-17 at 14.14.02.jp
João Victor Bicca

Trabalha com a possível diversidade críptica de Pithecopus Oreades em locais de alta altitude

Currículo Lattes
Chiara de Araújo

Atualmente trabalha com Aplastodiscus lutzorum, espécie endêmica do cerrado. O projeto tem como objetivo estudar o comportamento sexual, canto e história natural, além da descrição de girino desta espécie.

Júlia Assunção

Trabalhou com divulgação científica e atualmente desenvolve pesquisas com a espécie Aplastodiscus lutzorum,  ampliando os conhecimentos sobre a espécie recém-descrita, com enfoque em comportamento reprodutivo e descrição de girino.

WhatsApp Image 2018-12-28 at 08.15.56.jp
Carolina T. Monteiro

Trabalha com predação de girinos por vertebrados e invertebrados aquáticos

WhatsApp Image 2019-12-09 at 15.15.01.jp
Luís Gabriel Castro

Estuda taxonomia e distribuição geográfica dos lagartos do gênero Ophiodes (cobra de vidro)

Maria Eduarda Coelho

Trabalha com recuperação de área degradada por atividade de mineração a partir do manejo de cupins para produção de solo. 

WhatsApp Image 2019-12-09 at 14.43.13.jp
Ruth Hellen Rodrigues

Estudo a anatomia e a taxonomia da fase larval de anuros na região do Distrito Federal.

WhatsApp Image 2019-12-18 at 12.49.30.jp
Fernanda Passaglia

Trabalha com morfologia e taxonomia de girinos na região do Distrito Federal

Pesquisadores colaboradores

Renata Françoso Brandão

Graduada em Engenharia Florestal, especializada em geoprocessamento, com mestrado em Ciências Florestais e doutorado em ecologia pela UnB, com período sanduíche realizado no Royal Botanic Garden Edinburgh. Atua na área de fitogeografia do Cerrado, conservação e ecologia vegetal.

 

Tarcísio Lyra Abreu

Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado em ecologia pela UnB. Doutorando do PPG-Ecologia da UnB. Atua nas áreas de Conservação, Cerrado, Aves, Avaliação de Impactos Ambientais, Gerenciamento do Risco de Colisões com Animais em Aeroportos; e Inventário, Monitoramento e Manejo de Fauna Silvestre.

Manrique Prada Villalobos

Graduado em Ciências Biológicas, com mestrado em Ecologia e doutorado em Biologia Animal, pela UnB. Tem participado de programas de manejo de vida silvestre, empresas da área ambiental em inventários biológicos, análise de risco e EIA associados a grandes empreendimentos no Brasil. 

Nicolás Pelegrin

Graduado em Ciências Biológicas, mestrado em Manejo de Vida Silvestre e doutorado em Ciencias Biológicas, pela UNC. Atualmente faz pós-doutorado pela CONICET na Universidad Nacional de Córdoba. Experiência na área de Ecologia do Chaco, Herpetologia, Herpetofauna da diagonal de formações abertas sul-americanas

 

Cristiane Barreto

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado em Biologia Animal e doutorado em Política e Gestão Ambiental, pela UnB. Atualmente é professora adjunta da UnB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. Pesquisa temas relacionados à história ambiental, unidades de conservação, política e gestão ambiental. 

Maria Tereza Leite

Graduada em Engenharia Florestal, mestrado em andamento em Ciências Florestais, pela UnB, com foco em sensoriamento remoto. É especialista em Geoprocessamento da TNC (The Nature Conservancy) com foco em recursos hídricos e atua na área de serviços ambientais, conservação e mudanças climáticas.

foto_lattes Clarisse Rocha.jpg
Clarisse Rezende Rocha

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Ecologia, pela UnB. Atualmente, professora visitante Centro UnB Cerrado, com experiência profissional na área de consultoria ambiental - mastofauna.

Beatriz Diogo Vasconcelos

Bióloga pela UnB e mestranda do PPG Biologia Animal - UFMS, onde desenvolve projeto com Paleosuchus palpebrosus. É consultora do projeto "Pithecopus ayeaye, espécies relacionadas e seus ecossistemas", realizado em parceria com o LAFUC, sob apoio do Critical Ecosystem Partnership Fund e Instituto Araguaia.

unnamed.jpg
Rafael F. de Magalhães

Bacharel em Ciências Biológicas (UnB), mestre em Ecologia e Evolução (UFG) e doutor em Zoologia (UFMG). Atualmente é professor no Departamento de Ciências Naturais de Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência em sistemática, genética da conservação e história natural de anfíbios anuros, com ênfase na anurofauna endêmica do campo rupestre.

Ana Carolina Martins

Doutora em Ecologia pela UnB. Pesquisadora CNPq da Coordenação de Identificação e Planejamento de Ações para Conservação (COPAN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Desenvolve novas análises e estratégias para Conservação de Espécies Ameaçadas

Antigos alunos (clique no nome da pessoa para abrir o currículo lattes)

Please reload