Leptodactylus furnarius Sazima and Bokermann, 1978
Nome popular : Rãzinha-cavadora (Brandão et al, 2006).
Biologia: Espécie pertencente ao grupo fuscus (Sazima e Bokermann, 1978). Pode ser caracterizada por possuir uma linha dorsal, que se inicia no focinho e se estende ao ânus, e dois pares de linhas irregulares dorsolaterais de coloração beges, sendo a última se iniciando na região posterior dos olhos seguindo até os flancos. Presença de três pares de pregas dorsolaterais, que variam em tons de bege ao marrom-escuro, intermeadas por pequenas manchas circulares de cor preta. Lábio superior possuindo uma faixa de cor bege, que se inicia no focinho e segue até o tímpano. (Sazima e Bokermann, 1978, Heyer e Heyer, 2004).
Habitat e Ecologia: Ocorre em áreas abertas do bioma Cerrado, Mata Atlântica e Pampas (Heyer e Heyer, 2004; dos Santos, et al. 2010). Se reproduz em campos alagáveis, próximos a lagos e brejos, temporários ou permanentes, em solos de areia, onde cavam pequenos túneis subterrâneos que utilizam como sítios de vocalização e nidificação. Após a eclosão dos ovos, os girinos são levados pela água das chuvas até os lagos. São terrestre, noturnos e insetívoros (Sazima e Bokermann, 1978).
Distribuição: Ocorre nos estados da Bahia, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo Rio e Grande do Sul (Baldo et al, 2008, dos Santos, 2010, Frost, 2014). No Goiás já foi registrado no sudoesto do estado (Morais et al, 2011) e nos municípios de Minaçu, Alto Paraiso e Mineiros (Silva et al, 2005; Valdujo et al, 2012; Kopp et al, 2010). No Distrito Federal existe registro para algumas regiões (Brandão et al, 2006; Junior et al,2007; Colli et al, 2011).
Ameaças: Exploração madeireira, construção de reservatórios hidroelétricos e fragmentação de habitat causados pela expansão das fronteiras agropecuárias.
Etimologia: O seu epiíteto específico, furnarius, significa oleiro, em alusão ao comportamento da espécie de construir ninhos com formato semelhante ao de um forno.
Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.
Próxima página >>