LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Physalaemus nattereri (Steindachner, 1863)

Nome popular : Cuiaba Dwarf Frog (Frost, 2014).

Biologia: Espécie de rã de porte médio, atarracado, possuindo padrão dorsal de manchas e faixas, formando um mosaico de coloração marrom-claro, marrom-escuro e avermelhado. Pode ser facilmente distinguida de outras espécies do Gênero por possuir duas grandes manchas ocelares de coloração negra, sobre glândulas integumentares, situadas na região inguinal do corpo e região ventral da coxa branca com manchas vermiformes negras. Tubérculo metatarsal em forma de pá presente nas mãos. 

Habitat e Ecologia: É encontrada em áreas abertas, utilizando lagos temporárias, naturais ou artificiais, de pouca profundidade, após fortes chuvas no início da estação chuvosa. Espécie possui hábitos terrestres e noturnos, dieta insetívora.  A desova, que pode ser comunal, é realizada em ninhos de espuma localizadas nas margens das poças, onde são depositados em média 3.500 ovos. O táxon é frequentemente encontrado se reproduzindo em açudes em áreas rurais, portanto, podendo apresentar alguma tolerância à modificações no habitat. 

 

Distribuição: está amplamente distribuída na região centro-oeste e sudeste do Brasil. Está associada aos biomas caracterizados por áreas abertas como o Cerrado e Chaco (Nascimento et al, 2005; Frost 2014).  

Ameaças: Fragmentação de habitat causados principalmente pelas atividades agropecuárias.

Fase larval: Comprimento total 32,64 ± 1,02 mm. Corpo globular, ovóide em vista dorsal e globular

em vista lateral. Focinho pontudo em vista dorsal e curvado em vista lateral. Olho pequeno, dorsal, dorsolaterais dirigido. Espiráculo sinistro, longo e largo, com abertura no terço médio o corpo, posteriormente dirigido com parede centrípeta totalente fundida com a parede do corpo. Fórmula oral de fileira de dentes 2 (2) / 3 (1); A-1 mais curto do que a A-2, P-2 ligeiramente mais longo do que P-1 e P-3. Mandíbula com bainha pequena e serrilha triangular; Bainha superior da mandíbula em forma "arco" e inferior em "V". Coloração em vida marrom, com o músculo da cauda pigmentado e nadadeiras translúcidas pigmentadas.

 

 

Physalaemus nattereri - Carvalho D
00:00 / 00:00

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Próxima página >>