LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Conservação de Pithecopus ayeaye, espécies relacionadas e seus ecossistemas

Pithecopus ayeaye (anteriormente conhecida como Phyllomedusa ayeaye) é uma das espécies alvo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Répteis e Anfíbios Ameaçados de Extinção na Serra do Espinhaço. Visamos ampliar, com o apoio do CEPF, os registros da espécie e de suas unidades evolutivas independentes, bem como apoiar propostas que visem ampliar a área protegida para a espécie e, nesse caso, também para as espécies do mesmo clado.

WhatsApp Image 2019-11-25 at 17.24.00.jp

Foto: Reuber Brandão

O projeto também visa implementar estratégias de conservação do anfíbio Pithecopus ayeaye e das espécies aparentadas, previstas nos Planos Nacionais de Ação (PANs) do ICMBio. Tais espécies são especialistas de riachos de montanhas, ecossistemas raros e sensíveis nas paisagens de Cerrado.

Para a realização desse projeto, é necessário uma grande equipe de profissionais e uma boa comunicação entre eles. Com a parceria entre Reuber Brandão (UnB), Rafael Félix (UFSJ), Christine Strussmann (UFMT) e suas equipes, o projeto teve seu início em julho de 2019. 

Para auxiliar no desenvolvimento do projeto e comunicação entre as equipes, foi publicado um edital para contratação de um(a) consultor(a). Você pode consultá-lo aqui.

Juntamente com a equipe da Associação Instituto Araguaia de Proteção Ambiental e com o apoio financeiro do CEPF, campanhas de campo estão sendo realizadas para gerar benefícios para as espécies de estudo e para os proprietários rurais que possuem áreas relevantes para a conservação das espécies dentro de suas propriedades. 

WhatsApp Image 2019-11-25 at 17.24.00 (1

Foto: Christine Strussmann

ia_foto2.jpeg
ia_foto.jpg

Foto: Instituto Araguaia

Foto: Instituto Araguaia

Além disso, elaboramos um folder para sensibilizar proprietários rurais e a comunidade sobre essas espécies carismáticas. Ilustrações de Giovanna Brandão, inspirada nos quadros "O nascimento de Vênus" de Botticelli, "O grito" de Munch, "Eco e Narciso" de J. W. Waterhouse, "Twilight Romance" de Henderson e na personagem de anime "Mina Ashido". Fotos de Reuber Brandão e textos da equipe do projeto "Conservação de Pithecopus ayeaye, espécies relacionadas e seus ecossistemas".  

Sem título.png
Sem título.png

Você pode acompanhar mais sobre o projeto aqui no nosso site! Por enquanto, ainda estamos revisando os mapas de distribuição das espécies e nos preparando para ir a campo, mas sempre postaremos atualizações sobre as campanhas e fotos das espécies. Fique de olho!

WhatsApp Image 2019-11-25 at 17.23.59.jp

Foto: Reuber Brandão

Sem título.png