LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Rhinella diptycha (Cope, 1862)

Rhinella diptycha - AAG
00:00 / 00:00

Nome popular : Sapo-cururu.

Biologia: Espécie de tamanho e porte grande, pertencente ao grupo marina. Pode ser prontamente identificada por apresentar enormes glândulas paratóides e tibiais e o corpo coberto por tubérculos. A coloração dorsal varia entre marrom e cinza-amarelado, podendo apresentar padrões de manchas indistintas de cor preta. O ventre é branco com minúsculo pontos pretos. Possui crista cefálica bem desenvolvida e contínua. Crista supraocular forma uma ângulo obtuso com crista pós-orbital. Cabeça mais larga do que longa e focinho truncado em vista dorsal. Membrana digital ausente nas mãos e desenvolvida nos pés (Lutz, 1925; Norman, 1994; Maneyro e Carreira, 2012). 

Habitat e Ecologia: Espécie terrestre e noturna encontrada geralmente em áreas aberta em poços e lagoas temporárias ou permanentes, naturais ou artificiais, logo após as primeiras chuvas da estação. Os indivíduos machos vocalizam dentro ou nas margens das lagoas onde os ovos são depositados em forma de cordão gelatinoso. É considera uma das espécie que mais utiliza ambiente antropizados, incluído ambiente urbanos, periurbanos e rurais (Norman, 1994; Uetanabaro et al, 2008; Maneyro e Carreira, 2012).  

Distribuição: Espécie com ampla distribuição podendo ser encontrada no Brasil nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, Uruguai, Norte da Argentina, Paraguai e Bolívia (Frost, 2014). 

Ameaças: Espécie não ameaçada.

Fase larval: Comprimento total de 22,95 a 26,78mm. Corpo oval achatado em vista dorsal e globular achatado em vista lateral. Foçinho arredondado em vista dorsal e inclinado em vista lateral. Espiráculo esquerdo com abertura longa e larga no terço porterior do corpo.

Disco oral anteroventral com fórmula oral 2 (2) / 3; A-1 e A-2 de mesmo comprimento, sendo P-3 um pouco mais curto que P-2. Em vida possui coloração escura com nadadeiras translucidas.

 

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Próxima página >>

IMG_5654.JPG