LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Próxima página >>

Scinax fuscomarginatus (Lutz, 1925)

Nome popular : Pererequinha-do-brejo.

Biologia: Espécie de Scinax de pequeno porte, corpo alongado e cabeça curta, pertencente ao grupo ruber (Faivovich et al, 2005). Caracteriza-se por possuir coloração dorsal com fundo pardo-amarelado com uma única faixa larga, ou dupla faixa marginal marrom, que se inicia atrás dos olhos, bordeia os flancos e se estende até a virilha. Faixa mediana e faixa interocular de cor marrom formando uma cruz. Tímpano coberto. Margem rostral de coloração marrom-escuro distinta. Faixa abaixo do olho de cor branca, quase alcança a boca. Ventre de cor creme (Lutz, 1925; Bastos et al, 2003; Uetanabaro, 2008).

Habitat e Ecologia: Espécie arborícola, noturna e de reprodução prolongada. Utiliza áreas abertas para a reprodução. Pode ser encontrada tanto em poças temporárias ou permanentes, em gramíneas e arbustos marginais ou emergentes. Fêmeas depositam ovos submersos aderidas as plantas (Bastos et al, 2003; Uetanabaro et al, 2008). Pode apresentar tolerâncias as modificações no habitat.

Scinax fuscomarginatus - M.Sacramento
00:00 / 00:00

e mais longa do que a parede externa parede. Fórmula oral de 2 (2) / 3 (1); A-1 e A-2 do mesmo comprimento e P-2 maior do que P-1 e P-3. Mandíbula com bainhas estreitas e serrilha triangular; bainha maxilar superior em forma de "Arco"  e inferior em forma de "U".  Nadadeira dorsal alta com margem convexa, que emerge no terço anterior do corpo em um elevado declive; nadadeira ventral alta e fina com uma margem convexa. Em vida coloração marrom com uma listra escura entre o focinho e os olhos e melanóforos agrupados na base do espiraculo, uma faixa médio-lateral no terço anterior do músculo da cauda, nadadeiras translúcidas, levemente pigmentadas, com manchas escuras marginais no terço posterior da cauda.

 

 

Distribuição: Espécie de ampla distribuição podendo ser encontrada desde na Bolívia, Paraguai, Noroeste da Argentina e Brasil. 

Ameaças: Espécie não ameaçada.

Fase larval: Fase larval: Comprimento total 27,11 ± 0,83 mm. Corpo comprimido, oval em vista dorsal e triangular / deprimido em vista lateral. Focinho arredondado em vista dorsal e lateral. Olhos grandes, lateralmente dirigidos. Espiráculo esquerdo, curto e estreito, com abertura no terço médio do corpo, posterodorsalmente dirigida, centrípeta fundida com a parede do corpo

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Scinax fuscomarginatus