LAFUC © 2016. Criado com Wix.com

Ololygon skaios Pombal, Carvalho, Canelas, and Bastos, 2010

Nome popular :

Biologia: Espécie de Scinax de pequeno porte, pertencente ao grupo catarinae, caracterizada por possuir coloração dorsal que varia do bege, ou verde pálido, ao marrom, por possuir mancha interorbital de formato triangular de cor marrom contornada por uma linha amarela, e flancos de cor marrom ou verde-pálido com vermiculações marrom-escuro. Corpo moderadamente esquio. Cabeça mais longa do que larga, protuberante em vista lateral. Tímpano maior que disco adesivo dos dedos e membrana supra timpânica desenvolvida deste o canto posterior do olho até o ombro. Membros esguios. O antebraço pouco mais robusto que o braço. Discos digitais desenvolvidos. Membranas interdigitais pouco desenvolvidas nas mão e presente nos artelhos. Dorso pouco rugoso com grânulos esparsos (Pombal et al, 2010).

Habitat e Ecologia: Espécie arborícola, de hábitos noturnos e associada as Matas de Galeria do Planalto Central Brasileiro em altitudes acimas de 700 metros. Machos vocalizam em vegetação ripária, pedras ou solo, de pequenos riachos temporários, durante os períodos frios do ano (Pombal et al, 2010; Obs. Pessol). Ocorre em hábitats primário, e pode não apresentar tolerância a severas modificações no habitat.

 

Distribuição: Espécie conhecida para o Goiás e Distrito Federal. No estado do Goiás foi encontrada no município de Santa Rita do Novo Destino (Pombal et al, 2010; Frost, 2014), bem como na região da Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis (Serra dos Pireneus) e Caiapônia (Serra das Galés). Em Brasília é comum nos riachos da APA do Cafuringa.

 

Ameaças: Expansão das fronteiras agropecuárias e a construção de reservatórios hidroelétricos.

Fase larval: Comprimento total 32,64 ± 1,02 mm. Corpo globular, ovóide em vista dorsal e globular em vista lateral. Focinho pontudo em vista dorsal e inclinado em vista lateral. Olho pequeno, dorsolateralmente dirigido. Espiráculo sinistro, longo e largo com abertura no terço médio do corpo, póstero dirigido, parede centrípeta totalmente fundida com a parede do corpo. Fórmula oral com fileira de dentes 2 (2) / 3 (1); A-1 mais curto do que a A-2, P-2 ligeiramente mais longo do que P-1 e P-3. Mandíbula pequena, com serrilha triangular; Superior em formato de "arco" e inferior em formato de "V". Coloração marrom, com o músculo da cauda e nadadeiras translúcidos levemente pigmentadas.

 

 

Ololygon skaios - Carvalho D
00:00 / 00:00

Figura 1: Distribuição da espécie no Distrito Federal.

Próxima página >>